Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto

O planejamento de evento é oportunidade atualmente para aplicação dos temas de sustentabilidade, particularmente por envolver, no geral, grande público e empresas, organizadores, participantes e fornecedores.

Em todos os tipos de evento, a sustentabilidade é incentivada e interessante, tanto para organizadores, como para o público geral, participantes. Para alcançar esta meta, as dicas seguintes são importantes para planejamento do evento ecologicamente correto, de maneira sustentável.

Anteriormente ao Evento

É importante a comunicação entre o grupo responsável pelo evento, com objetivo de entendimento geral da aplicação da sustentabilidade, e como esta é determinante na organização.

Neste planejamento, as metas de sustentabilidade devem ser definidas, entre pautas como: reciclagem de resíduos, consumo eficiente de energia e água, maior acessibilidade, neutralização do carbono, entre outras.

O compromisso com sustentabilidade relacionada aos materiais e comunicações envolvidos deve ser registrado também. Já para localização do evento, a dica é foco em regiões de políticas fixas de compromisso com sustentabilidade.

Um exemplo é verificar com administrador se os fornecedores locais são usados, se existem políticas de conservação e utilização de maneira eficiente da água e energia. Os lugares em que há maior diversidade de meios de acesso, entre ônibus, bicicleta, trem e metrô, são preferenciais. E estes meios de transporte devem ser esclarecidos nas comunicações do evento.

Direcionamento para Evento Sustentável Organizado

É importante que as pessoas envolvidas no evento sejam conscientes das diretrizes da sustentabilidade, sendo até interessante a oportunidade de promoção da educação acerca do assunto ecologicamente correto.

A comunicação, de maneira abrangente, deve ser realizada por meios eletrônicos, a incluir convites, save dates, entre outros; apenas o que é estritamente necessário é impresso.

No caso da utilização do papel, a dica é optar pelos fabricados por sistema TFC, ou seja, totalmente livre de cloro/Total Chlorine Free. Ou ao menos em sistema ECF, que é Livre de Cloro Elementar/Elemental Chlorine Free, e que apresentem o selo FSC, este certifica que sua produção é de acordo com regras de preservação ambiental.

Vale ressaltar, que ser reciclado, não significa que o papel é mais sustentável, se foi tratado à base de cloro. A dica é evitar uso de crachás de identificação, com elaboração em plástico ou materiais de resina; a preferência é por identificação no papel cartão, este reciclado, ou com etiqueta simples. O ideal é pedir aos participantes para deixarem seus crachás para reciclagem.

A dica é compartilhar online apresentações realizadas, em substituição à impressão para distribuição física. A busca por utensílios para servir comida e bebidas reutilizáveis é importante, assim como evitar acumular materiais descartáveis.

E válido sinalizar de forma clara os pontos de deposição dos resíduos recicláveis e não-recicláveis; e os banheiros e locais públicos devem ser sinalizados com recomendação de utilização eficiente da energia e água. Para decoração do evento sustentável, as plantas vivas, materiais reutilizáveis e naturais são elementos interessantes na composição.

Projeção da Empresa do Evento Sustentável e Parcerias

Com a organização do evento ecologicamente correto, em especial os eventos corporativos, a empresa naturalmente valoriza sua imagem, com projeção em destaque. E neste trabalho ecologicamente correto para o evento, as parcerias sustentáveis, com fornecedores contratados, também são fundamentais para o sucesso do evento.

A organização deve acrescentar em avaliação da experiência, elementos da sustentabilidade, em especial as metas fixadas e resultados atingidos, compartilhando as informações não somente internamente, como publicamente, com participantes também, sendo maneira especial para estímulo de ações semelhantes.

O esforço de cada integrante do planejamento e execução do evento sustentável, assim como as parcerias, deve ser reconhecido e valorizado. Por exemplo, em relação às parcerias, na alimentação, os fornecedores que apresentam opções orgânicas de frutas, legumes e verduras da estação são fundamentais para sucesso do evento.

Pense VERDE

Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto Pensando seu evento de forma sustentável. O que você pode fazer para que ele seja ecologicamente correto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *