Organizou o seu casamento? Agora você precisa curtir ele

Depois da emoção de ser pedida em casamento, a noiva certamente se perguntará como começar a organizar o evento. Para garantir um dia encantador, é preciso ter planejamento e cumprir prazos. 

 

Talvez você já tenha ido em vários eventos desse tipo, porém, desfrutar de uma festa é bastante diferente de começar a organizá-la do zero. É preciso pensar em cada detalhe, já que o conjunto deles é o que fará a diferença no seu grande dia. 

 

Para que os noivos tenham mais facilidade nessa tarefa, é essencial conhecer as etapas envolvidas no planejamento, e listá-las de acordo com o nível de urgência de cada uma.

 

Muitas vezes, se você quer realizar o aluguel de um espaço para eventos com piscina, isso precisará ser feito com antecedência, já que a agenda desses lugares costuma ser bastante concorrida. 

 

Por isso, é indispensável criar um cronograma próprio para dividir as atividades necessárias para a organização do casamento, principalmente porque essa lista vai auxiliar em diferentes etapas, assim como evitar que o casal se esqueça de algum item importante. 

 

Também é fundamental que os noivos tenham definido um orçamento adequado para a realização do casamento. Isso porque esse universo é encantador e cheio de opções. 

 

Para não gastar mais do que o necessário, é preciso ter controle e objetivo, garantindo que o evento seja inesquecível e atenda às preferências dos noivos. 

 

Não à toa, muitos casais optam pela contratação de uma assessoria para casamentos, que pode ser fundamental para que tudo ocorra como o esperado. 

 

Quer saber mais sobre como organizar um casamento, para depois poder curti-lo integralmente? Então siga na leitura deste artigo e entenda como promover um dia especial. 

Por onde começar?

A primeira dúvida que surge após o noivado é: por onde começar? A pergunta é bastante importante, pois a partir dela é possível perceber a necessidade de criar um planejamento para que nada fique de fora. 

 

Você precisará definir alguns pontos principais e, com eles, organizar melhor cada uma das etapas. Entre os elementos principais estão:

 

  • O orçamento para a celebração;
  • O local da cerimônia;
  • O número de convidados;
  • Os fornecedores do evento;
  • A roupa dos noivos;
  • A contratação de uma assessoria;
  • Entre outros pontos.

Definindo o orçamento

Para começar a organização do seu casamento, você deve definir qual será o orçamento ideal para ser investido na sua festa. 

 

Além de impedir que você gaste além do desejado, ter em mente o valor estipulado faz com que você pesquise mais e encontre boas opções.

 

Sendo assim, para contratação de serviços, como o de casting para eventos, você terá a oportunidade de buscar diferentes empresas e conhecer melhor cada uma delas, encontrando assim a opção adequada para a sua festa.

 

Como o mercado de casamento no país é bastante grande e diversificado, é comum existirem alternativas com os mais variados preços. 

 

Então, antes de se apertar financeiramente, você deve definir qual o valor que poderá ser investido no casamento e encontrar opções dentro do orçamento estabelecido, de modo a garantir um dia especial e inesquecível para o casal. 

Escolhendo o local da cerimônia

A escolha do local da cerimônia dependerá de diversos elementos. Se os noivos desejam oferecer um buffet churrasco casamento, certamente a melhor alternativa é o aluguel de uma chácara, com toda a estrutura pronta para esse tipo de festa. 

 

Também há os que preferem realizar a celebração em uma igreja ou cartório, e seguir para um salão de festas pronto para receber os convidados. 

 

Outra possibilidade é unificar a cerimônia com a festa. Nesse caso, é indicado recorrer a espaços maiores e que já possuam essa opção, para que os convidados não precisem se deslocar pela cidade. 

 

Escolher o local da cerimônia de maneira estratégica é importante para os noivos. É preciso considerar a região onde o espaço está localizado para evitar, por exemplo, engarrafamentos em horários de trânsito mais lento. 

 

Do mesmo modo, o casal deve pensar em minimizar o transtorno ao escolher locais de fácil acesso, facilitando a chegada no estabelecimento. 

 

Além disso, é necessário verificar a disponibilidade de datas e o valor total da locação e da festa no espaço. 

 

Se elas atendem à expectativa dos noivos, é possível reservar a data e definir esse ponto fundamental do planejamento de casamento. 

 

Uma assessoria de casamento, nesses casos, pode facilitar todo o processo, apresentando opções para os noivos, de acordo com os requisitos que eles apresentarem.

Selecionando o número de convidados

O número de convidados do seu casamento é responsável por definir muitas das escolhas que precisarão ser tomadas no seu evento. 

 

O tamanho do espaço, a contratação de recepcionistas para eventos, o pacote de buffet e a quantidade de convites são alguns exemplos disso.

 

Festas pequenas, onde o número de convidados pode ser bem atendido em locais menores com um pequeno grupo de garçons, terão custos menores para o casal. 

 

Em comemorações maiores, será necessário encontrar um local que acomode um grande número de pessoas, exigindo uma estrutura completa de atendimento. 

 

Nesses casos, o valor envolvido para o fechamento da festa será maior. Por isso, é preciso encontrar uma solução adequada para as finanças do casal, em paralelo com a decisão de quantas pessoas serão convidadas. 

Contratando fornecedores para o casamento

Para organizar adequadamente o casamento, será necessário buscar por fornecedores e serviços que atendam aos desejos do casal em relação ao evento.

 

O serviço de filmagem de festas e eventos, por exemplo, é um dos mais procurados. É fundamental que os noivos conheçam o portfólio do fotógrafo, para que se identifiquem com o trabalho e contratem o que mais atender às expectativas. 

 

Os fornecedores de alimentação também devem ser escolhidos com bastante cuidado. Além de optar por uma empresa que ofereça refeições de qualidade, você deve priorizar as que possuem boas avaliações. 

 

Uma dica importante é pedir recomendações aos amigos que casaram recentemente e tiveram experiências satisfatórias nesses casos. 

 

A depender do local escolhido para a festa, alguns espaços possuem parcerias interessantes. Por isso, é válido consultar com o responsável pelo espaço se há sugestões de fornecedores que podem facilitar a sua organização. 

 

A contratação de uma empresa que forneça equipamentos de som e aluguel de maquina de fumaça também pode ser feita para trazer efeitos especiais no dia do casamento. Com isso, os noivos terão um momento inesquecível e diferenciado. 

Comprando ou alugando os trajes dos noivos

Um dos momentos mais especiais dos preparativos do casamento é a escolha das roupas dos noivos. 

 

Para os homens, é comum que um terno mais elegante atenda às expectativas, sendo ideal que ele seja feito sob medida para ficar com um bom caimento. 

 

Já para as mulheres, a escolha do vestido de noiva é um grande dilema. Entre uma infinidade de modelos, é preciso encontrar aquele que vai encantá-la. 

 

Por isso, antes escolher definitivamente o vestido, é preciso pesquisar bastante e comparar preços de aluguel e de compra. 

 

Normalmente, as noivas fazem algumas provas do seu traje no decorrer do período de organização do casamento. Isso porque alguns ajustes são sempre necessários, seja em relação ao comprimento ou ao ajuste de largura do vestido.

Optando por uma assessoria de casamento

A quantidade de decisões que precisam ser tomadas na organização do casamento deixa alguns casais bastante ansiosos. 

 

Não à toa, muitos deles acabam optando pela contratação de uma assessoria para casamento, podendo assim delegar os detalhes para um profissional da área que seja competente e tenha experiência com essa tarefa. 

 

Uma assessoria pode ser fundamental para que nenhum ponto escape aos olhos dos noivos. 

 

Assim, é possível contar com a ajuda na escolha da alimentação, indo desde o agendamento de degustação com os buffets de salgados assados para festa, até a assinatura do contrato com a especificação do serviços escolhidos. 

 

O fechamento com o espaço, a organização da lista de convidados e o contato direto com a empresa de decoração do casamento podem ser feitos pela assessoria, o que facilita de maneira interessante todo o processo de organização do casamento. 

 

Por isso, muitos casais reconhecem a importância da assessoria, e o valor desse serviço dentro do processo de planejamento do casamento. 

Contratar uma assessoria para curtir o casamento

Só de imaginar a preocupação em ter que escolher o modelo de barraca sanfonada para o espaço da festa em cidades do interior, muitas noivas se sentem sobrecarregadas, e sabem que precisarão de ajuda em algum momento. 

 

Sendo assim, o serviço de assessoria pode ser a solução ideal para o casal, que terá tempo e tranquilidade para fazer escolhas assertivas. 

 

Uma assessora fica encarregada de fazer os contatos necessários com os fornecedores e espaços, agilizando grande parte dos processos, para que os noivos escolham as melhores opções entre as pré-selecionadas por ela. 

 

Com isso, o desgaste e a ansiedade decorrentes da ocasião são minimizados, garantindo que o casal aproveite de maneira especial o seu grande dia. 

 

E por falar nele, no dia da cerimônia a presença da assessora também se faz muito útil, principalmente na entrada dos padrinhos, noivos e demais convidados, além de todos os outros detalhes técnicos.  

 

Desse modo, considere a contratação de uma assessoria, tanto para o planejamento quanto para o dia da celebração, de modo a curtir totalmente o casamento, uma das datas mais especiais da vida dos noivos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *