10 coisas que não podem faltar na organização do seu casamento

O casamento ainda é o sonho de muitas mulheres, principalmente quando ele envolve uma festa para celebrar a união.

É um momento único para essas pessoas, afinal, estão se unindo com seus pares e começarão a formar uma nova família. Mas apesar de ser um sonho, pode se tornar um pesadelo, caso não seja bem planejado.

Na hora de organizar um casamento, muita coisa começa a aparecer, afinal, são muitos detalhes que vão desde a escolha da igreja até os últimos retoques na decoração da festa.

Fazer tudo isso sozinha é um erro, a não ser que seja uma organizadora de eventos profissional. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de alguém, de preferência que entenda muito bem do assunto.

Por isso, o primeiro passo é contar com uma assessoria de casamentos para que nenhum detalhe se perca pelo caminho.

Mesmo que a opção seja uma cerimônia simples e uma festa para as pessoas mais chegadas, o ideal é se organizar e fazer um planejamento que englobe a realidade financeira do casal e o estilo de casamento que desejam.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância de uma assessoria de casamento, do planejamento financeiro e dar dicas sobre itens importantes a serem pensados.

 

Primeiros passos para organizar um casamento

O primeiro passo é saber por onde começar, o que geralmente acontece com o noivado, pelo menos um ano antes do casamento.

Esse período é importante para que o casal se prepare psicologicamente, emocionalmente e financeiramente para o acontecimento.

Um jantar para comemorar o noivado pode ser uma excelente escolha, tanto para comemorar a decisão da união, quanto para reunir os familiares que podem ajudar a pensar na organização do casamento.

Esse apoio moral e até financeiro dos pais e familiares mais próximos do casal é muito importante para que tudo dê certo.

Ao decidirem por uma festa ou um estilo de casamento, o ideal é fazer uma reserva para que o sonho se torne realidade.

Quando o casamento é bem planejado, fica muito mais fácil economizar, podendo até mesmo sobrar dinheiro das economias. 

Além disso, é possível contar com a ajuda de uma assessoria, que definirá alguns pontos importantes.

 

O que é assessoria de casamento?

A assessoria de casamento é um profissional que exerce papel fundamental na organização desse evento.

É ele que planeja e coordena tudo o que estiver relacionado, como biscoito de polvilho sem lactose e outros alimentos específicos para a festa, decoração e tudo o que puder trazer tranquilidade aos noivos.

O trabalho do assessor não começa no dia do casamento, ele vem lá de trás, nos primeiros detalhes da organização. Por isso e por outras razões, contar com esse profissional é muito importante.

Mesmo assim, muitos casais preferem organizar tudo por conta própria, o que pode ser possível, desde que exista um planejamento. 

Sendo assim, listamos a seguir os principais aspectos para organizar um casamento inesquecível.

 

10 dicas para organizar o casamento ideal

 

Para organizar um casamento bonito e que fique gravado na memória de todos, é importante pensar nos principais aspectos. 

Podemos listar alguns, que são:

 

1 – Planejar bem o orçamento

O que mais prejudica os casais e que pode levá-los a uma separação, são as dívidas. Por isso, para começar com o pé direito, o ideal é ter um bom planejamento financeiro para que todos os gastos com o casamento sejam supridos. 

E dentre os principais estão:

  • Buffet;
  • Espaço;
  • Som e iluminação;
  • Lembranças;
  • Fotógrafo.

Esses são apenas alguns, pois além deles existe o vestido da noiva, maquiadores, cabeleireiros, roupa do noivo e muitas outras exigências.

Para garantir que tudo seja perfeito, o ideal é se organizar financeiramente, fazer uma reserva e, se puder, contar com a ajuda dos pais dos noivos.

 

2 – Lista de convidados

A quantidade de convidados precisa ser definida com antecedência, pois ela vai influenciar em todos os contratos, como a quantidade de sobremesas mousse de limão diet, tamanho do salão, buffet, etc.

O casal pode anotar todos os nomes que vêm a mente, para depois fazer os cortes necessários.

Cortar convidados que não são tão importantes ajuda a limitar as opções de espaços para locação, gastos com alimentação, bebidas, lembranças, etc. 

O ideal é convidar pessoas que visitam com frequência, salvo algumas exceções.

 

3 – Primeiros contratos do casamento

É normal que os noivos tenham que assinar muitos contratos quando estão organizando um casamento, e há uma fila de prioridades na hora de fazer isso. A prioridade das contratações tem base no estilo do casamento. 

Dessa forma, os noivos conseguem identificar se o casório é mais tradicional, se será em ambientes mais naturais como praias, se será mais descolado, dentre muitas outras possibilidades.

É importante definir isso, porque cada estilo demanda uma organização diferente, que envolve muitos detalhes, desde o vestido da noiva até a escolha de sorvete gourmet para sobremesa do buffet.

Quanto à escolha da igreja, o ideal é reservar uma data com pelo menos 2 anos de antecedência, para evitar contratempos.

Se o casal escolheu a praia, é importante encontrar o melhor local e fechá-lo o quanto antes, para que o casamento seja perfeito e sem o risco de perder o espaço por falta de organização.

 

4 – Fotografia e filmagem

Não existe casamento sem boas recordações, não é mesmo? 

Por isso, a escolha da fotografia e filmagem é tão importante quanto verificar se a recarga de extintor do salão ou buffet está em dia.   

O ideal é pedir orientações e indicações sobre os melhores profissionais, que prestam um serviço único quando o assunto é filmagem e fotografia de casamentos.

 

5 – Banda ou DJ

Outro tipo de profissional que não pode faltar em uma festa de casamento é o DJ ou a banda. 

Esses profissionais transformam o ambiente da festa para não deixar ninguém parado, sempre com um repertório do estilo dos noivos.

É possível encontrar DJ e banda de vários estilos, como pop, sertanejo, rock, músicas eletrônicas, flashback e muitas outras opções.

O ideal é fazer uma discotecagem/banda bem eclética para agradar não apenas os noivos, mas também todos os convidados.

 

6 – Escolher o celebrante

O celebrante deve ser alguém especial que conheça pelo menos um pouco da história dos noivos. 

Seja um padre, pastor, juiz ou apenas celebrante, essa escolha é pessoal do casal, mas pedir conselhos para algumas pessoas também pode ajudar na escolha.

 

7 – Contratar maquiadores e cabeleireiros

A principal preocupação da noiva no dia do casamento é estar linda, da cabeça aos pés, não é? 

Por isso, é fundamental escolher e agendar com o maquiador e com o cabeleireiro com antecedência.

Parentes e amigas podem indicar os melhores profissionais. Além disso, existem profissionais do ramo especializados em casamentos, assim como buffets de salgados assados para festa.

 

8 – Decoração de casamento

A decoração de casamento é vital para que a festa seja inigualável e memorável, tanto para os noivos quanto para os convidados.

O ideal é visitar de perto algumas opções de decorações, para escolher a que mais têm relação com o perfil do casal e com o estilo do casamento.

Até mesmo quando o assunto é impressão de cardápios, é importante que tudo combine e esteja dentro das possibilidades e do estilo do casal.

Importante lembrar, que a área da decoração engloba muitos pequenos pontos, como paleta de cores, flores, arranjos, mesa de bolo, etc. Talvez, um bom decorador possa ajudar nesse aspecto.

 

9 – Estrutura e iluminação

A estrutura e a iluminação são dois pilares de qualquer decoração, pois de nada adianta uma decoração perfeita se a estrutura do local é ruim e a iluminação é péssima.

Por isso, é importante encontrar a melhor estrutura em espaço e uma iluminação que valorize e deixe a decoração ainda mais linda.

 

10 – Serviço de alimentação e bebida

Casamentos sempre foram sinônimos de boa comida e bebida de qualidade. Cabe aos noivos saber escolher as melhores opções, como um buffet churrasco casamento, por exemplo.

A escolha do que servir na festa vai depender do estilo da cerimônia, do horário em que será realizada e das possibilidades financeiras do casal.

Para aproveitar ao máximo e trazer qualidade ao que será servido, o ideal é optar por aquilo que esteja dentro do orçamento previsto, mesmo que isso signifique cortar em variedade e elevar a qualidade.

Organizar um casamento é uma tarefa complexa, mas que pode ser facilmente resolvida com organização e com a ajuda de profissionais, como transportadora de pequenas cargas e pessoas de confiança da família.

Na hora de realizar esse grande sonho e compartilhá-lo com amigos e familiares importantes para os noivos, preze pela qualidade e pela organização que não tem erro, seu casamento será um sonho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *