Dicas para organizar um evento beneficente

Dicas para organizar um evento beneficente

Fazer um evento beneficente requer alguns cuidados importantes. Primeiro de tudo deve-se tem em mente o real significado da palavra beneficente, isso porque algumas pessoas tem usado esse tipo de evento somente para ganhos próprios.

Um evento beneficente tem natureza caritativa, ou seja, a prática de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa própria, a não ser de caráter moral e bem estar do organizador. A prática da caridade traz uma elevação moral, sendo uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano.

Dicas para organizar um evento beneficente

Você já deve ter escutado ou ido em algum evento beneficente, que pode ter sido em forma de Bazar, para comercialização de produtos artesanais, como também em Shows, para arrecadação de alimentos. Há também eventos para incentivar doadores de sangue ou doação de roupas e utensílios para desabrigados.

Recentemente temos visto a internet como aliado a esses eventos.  Algumas campanhas virtuais são espalhadas rapidamente, alcançado um resultado surpreendente em pouco tempo. Foi o caso da campanha Cabelegria que tinha como objetivo a arrecadação de alguns centímetros de cabelo (15 cm) para produzir perucas e doar a crianças em tratamento de câncer.

Dicas para organizar um evento beneficente

Você também pode organizar uma ação solidária. Confira a seguir 6 principais passos para organizar um evento com essa finalidade.

Primeiro passo você deve definir a finalidade e escolher a entidade a ser beneficiada. Recomendamos conhecer o local e suas necessidades imediatas.

Segundo passo é montar uma equipe voluntária que esteja disposta a causa. Discuta ideias, crie um cronograma, planeje os resultados e coloque na ponta do lápis os custos para essa organização.

Dicas para organizar um evento beneficente

Terceiro passo: Definir o atrativo do evento, ou seja, o que será comercializado, atrações que serão apresentadas ou o que oferecido ao público do evento. Se optar por um jantar beneficente, por exemplo, programe o estoque para atender possíveis emergências.

Quarto Passo: Com o valor definido, defina qual a fonte de arrecadação. Uma boa saída é ir à busca de patrocinadores que querem vincular sua marca a essa ação. Trabalhe com seriedade, pois as imagens dos patrocinadores podem ser prejudicadas em caso de problemas com esse evento.

Quinto passo: Divulgue na região com antecedência. Utilize a internet e as redes sociais para que o máximo de pessoas vá ou ajude no propósito do evento.

Sexto passo: Após o evento, contabilize os resultados, comunique os patrocinadores e organize a entrega para o local escolhido. Importante que a sociedade acompanhe essa última etapa para transparência e confiabilidade.

 Dicas para organizar um evento beneficente  Dicas para organizar um evento beneficente Dicas para organizar um evento beneficente  Dicas para organizar um evento beneficente

[polldaddy poll=8002706]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *