Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

Hoje vamos falar sobre alguns dos principais problemas na organização de uma Chopada. Esse evento, comum entre o público jovem, tem algumas características diferentes que uma festa normal. Na maioria dos casos, o grande e único atrativo fica por conta do Chope.

Por ser simples e dinâmico, uma chopada se enquadra em diversos tipos de eventos, embora seja mais frequente em aniversários, happy hours e festas universitárias.  Ela é simples, comparada com um churrasco, pois não há obrigatoriedade de servir comida.

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

Mas você sabe as diferenças entre chope e cerveja?

De uma forma geral não há diferença entre ingredientes. O que muda é a forma de produção e consequentemente o sabor. O Chope é finalizado em uma etapa antes do que a cerveja, que precisa passar pelo processo térmico de pasteurização. Por ser submetida a temperaturas mais elevadas e resfriadas gradualmente, a cerveja acaba tendo uma maior validade em relação ao Chope. Ao contrário do que algumas pessoas acham, chope não é mais leve, ou seja, possui o mesmo teor alcoólico do que a cerveja pois tem a mesma fórmula e ingredientes.

Confira os 5 principais erros na organização desse tipo de evento:

  • Erro nº 1: Temperatura do Chop

Ninguém gosta de cerveja ou chope quente, certo? Mas cuidado com a velha frase: “Quanto mais gelado, melhor”.

Ele deverá ser resfriado e retirado da máquina com temperatura entre 0º a 2º, devendo ser ingerido entre 6º e 8º. Um erro frequente e bem complicado é a não utilização da temperatura correta. Se refrigerado com temperatura inferior a -2º, a bebida congela.  Já com relação ao sabor, chope com 0º tira a sensibilidade das papilas gustativas, o que diminui a sensação do aroma e sabor.

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

  • Erro nº 2: Quantidade por pessoa

Já vimos aqui no blog um texto sobre festas open bar e as recomendações com relação ao cálculo de bebida por pessoa. Recapitulando, você deverá mapear as seguintes variáveis:

  • Faixa etária
  • Clima
  • Tempo de duração
  • Variedade de bebidas
  • Horário
  • Data
  • Se será servido comida

 Esses itens tem influência direta para a quantidade de bebida que será consumida. Confira um cálculo médio recomendado pela maioria das distribuidoras de Chope:

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

Segue link de um simulador que te ajuda a calcular a quantidade ideal para seu evento.

http://telechopp.com.br/simulador.php

  • Erro nº 3: Validade do Chope

Em média um chope tem validade de 10 dias no barril fechado e 1 dia depois de aberto. Alinhe com o local de venda a compra de um barril dentro do prazo de validade, casando com data do evento. Quanto mais novo for a bebida, melhor. Chope velho tem o gosto modificado, além de não ser recomendado ingerir.

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

  •  Erro nº 4: Manuseio da Chopeira

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

Como tirar o melhor Chope? A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar. A espuma também ajuda a preservar a temperatura do chope.

Certifique se a pessoa responsável pelo manuseio da máquina conhece o equipamento. Uma chopeira possui alguns mecanismos que precisam estar em alinhados, desde o C02, até a torneira. Verifique o cilindro do gás, a pressão e a temperatura da serpentina, nome dado ao tubo que sai do barril até a torneira e que tem a função de gelar o chope.

Agora com relação a retirada no torneira até o copo, siga esses procedimentos:

  1. Escolha copos longos e finos e com fundos mais estreitos que a boca, para facilitar a formação de colarinho.
  2. Encoste o copo bem inclinado na torneira ou até 2 cm do bico para que o líquido desça pela parede do copo.
  3. Deixar escorrer até um pouco mais do que a metade do copo.
  4. Endireite o copo simultaneamente na passagem do líquido até a posição vertical.
  5. Reserve os quatro últimos centímetros do copo (3 dedos) que ficará a espuma branca chamada de colarinho.
  6. Beba, mas com moderação.

Um erro frequente é deixar que a máquina seja manuseada pelos convidados. O risco da utilização errada aumenta nesses casos, o que pode danificar o equipamento.

  • Erro nº 5: Utilzação de copos

Em eventos com grande número de pessoas, não é recomendado à utilização de copos de vidros, pois há grande risco de acidentes com copos quebrados. Em contrapartida os copos de plásticos não são bem aceitos pelos convidados, pois esquentam a bebida mais rapidamente, além de não ser ecologicamente correto.

Uma solução interessante seria a compra de canecas personalizadas, podendo ser em acrílico ou mesmo um plástico mais resistente. Cada convidado ganharia a sua e levaria como brinde para a casa.

Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.Confira os 5 principais erros na organização de evento com Chope.

[polldaddy poll=8002706]

Lembrando, se for beber, não dirija.

Se você é a favor dessa ideia, contribuía assinado a petição pública chamada “Não foi acidente”, que tem como objetivo tornar mais duras as leis para quem atropela pessoas inocentes sob efeito do álcool.

Link da petição:  http://naofoiacidente.org/site/assine/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *