Brinde como uma estratégia de marketing. Veja algumas dicas para seu evento

Você sabia que a utilização do brinde é parte de uma estratégia de marketing? Muitos pensam que é apenas uma forma de agradecimento, um presente, no entanto o objetivo de um brinde corporativo vai muito além.

O Marketing é acima de tudo, o modo com que as empresas vendem sua marca para o mercado. É através desse estudo que se define onde e porque investir, a escolha da mídia para alcançar o consumidor desejado e o principal, como será atuado para influenciar a decisão de compra desses consumidores.

O brinde corporativo tem esse papel de promoção da marca. Seus objetivos são de gerar afinidade, aumentar a fidelidade, fortalecendo o relacionamento comercial com o seu público. É uma forma de deixar a marcar da empresa gravada em algum determinado evento, seja ele uma visita ao cliente, ou ainda uma feira de exposição.

Um brinde pode ser desde um objeto simples até os mais sofisticados, isso depende do público  que a empresa vai querer atingir, mas o essencial é que o artigo consiga ser útil e marcante para diferentes ocasiões.

Vamos contar uma história para elucidar o que eu queremos transmitir para vocês:

Em um dos meus primeiros empregos, eu era estagiário de uma empresa que prestava serviço de reparos em containers. A empresa se preparava para uma feira internacional e esperava ter a chance de conseguir atrair o máximo possível de clientes e fidelizar os que já possuía e para isso, tiveram a ideia de oferecer um brinde que pudesse deixar a marca da empresa impregnada nesse congresso. Meu gerente se hospedou no hotel onde aconteceria a feira e disse que receberia a grande maioria dos participantes da feira  (os futuros clientes), com uns 2 dias de antecedência dos demais. A primeira coisa que ele me pediu foi que comprasse adaptadores de tomadas para todos os aparelhos eletrônicos que ele tinha, pois o modelo de tomada acabara de mudar em todo o pais, e neste hotel não havia mais tomadas do modelo antigo.E então me ocorreu uma brilhante ideia, porque não dar de brinde para todos os participantes da feira que iriam se hospedar neste hotel?
E o sucesso foi enorme! Todos só falavam deste brinde e a feira ficou lembrada por esse pequeno, barato e muito útil brinde, conseguindo atingir o objetivo proposto para tal.

 

É possível observar que escolha desse brinde se iniciou a partir de uma necessidade prevista pelo organizador. Era certo de que traria uma boa aceitação. Como resultado para a empresa, ficou, além da marca no adaptador, uma boa impressão pelo cuidado que teve com seu público, que com certeza lembrará desse evento e também de sua marca.

Vamos agora relacionar alguns brindes para ajuda nessa escolha.

Brindes baratos:

Adesivo de geladeira: Geralmente custam menos que R$ 1,00 por unidade. São considerados brindes com grande validade, pois geralmente ficam no local por muito tempo sem que estrague. Quem nunca consultou o telefone de uma empresa no imã de geladeira?

Régua de mesa: Embora tenha diminuído a distribuição desse tipo de brinde, a régua ainda continua sendo uma opção barata e que para quem precisa, tem bastante aceitação. É possível trabalhar o espaço reduzido para uma boa divulgação.

 

Brindes úteis:

Agenda Pessoal: O computador ainda não substituiu em 100% a agenda pessoal, principalmente do público mais antigo, acostumado em anotar suas atividades dia a dia. É bem aceito por essa faixa etária, além de ser um brinde com durabilidade de 365 dias.

Porta Cartões: É outra interessante opção para o consumidor que tem bastante relação comercial e que necessita trocar cartões com outros clientes.

Calendários de mesa: Um dos principais brindes que tem o maior contato diário com cliente, isso porque todo mundo tem em sua mesa e precisa consultar a data de hoje ou data futura. Destacamos como um brinde útil, mas que também se enquadraria no item a seguir.

Brindes comuns:

Canetas: Além de ser utilizado praticamente todos os dias, é um brinde que tem preços que podem ser bem barato como também bem caro, dependendo do modelo escolhido. Os modelos com mais luxo são reservados para clientes especiais.

Camisetas: Esse tipo de brinde geralmente são distribuídos para grande quantidade de pessoas. Alguns questionam se gera alguma exposição da marca, já que muitas vezes a camiseta ficará na gaveta apenas como lembrança. Agora, dependendo da ocasião, pode trazer o resultado desejado. Você já assistiu algum jogo de vôlei da seleção brasileira? A torcida recebe uma camiseta do patrocinador oficial da seleção, o que gera uma promoção visual interessante para a marca. Confira a foto abaixo:

 

É isso aí galera. Espero que de alguma maneira essas dicas e a história apresentada ajude a pensar em um excelente presente para alcançar os objetivos de promoção desejados. Pense, pesquise, entre em contato com empresas especializadas, e encontre o brinde que seja especial para seu público. Criatividade é tudo.

 

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3 thoughts on “Brinde como uma estratégia de marketing. Veja algumas dicas para seu evento

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