Como escolher o imóvel ideal para construir uma família?

Quando se busca por um imóvel, o período entre encontrar algum que seja ideal para as necessidades de alguém que tenha família pode ser uma grande aventura. Isto, porque até que se peguem as chaves e se faça a mudança, existem algumas etapas pelas quais um interessado precisa se atentar, que de certa forma são simples, se bem observadas. Então, afinal, qual é a melhor forma de escolher o imóvel mais adequado para você e a sua família, diante de tantas possibilidades?

Para que você possa se preparar melhor e não tomar uma decisão que se torne uma grande dor de cabeça depois, é preciso estar atento a estas questões. E as principais delas você encontrará reunidas neste post, onde procuramos dar as melhores orientações para que você possa ter sucesso na busca por sua nova. Confira!

Comprar ou alugar para morar com a sua família?

 Se você pretende comprar uma casa própria ou alugar algo, é importante ter em mente suas possibilidades financeiras. Adeque as possibilidades de custos com a oferta de imóveis em sua cidade e, assim, estabeleça prioridades para sua vida. Afinal, a moradia ideal para você vai depender não somente de sua viabilidade financeira, mas especialmente do seu planejamento familiar e do local aonde deseja morar.

Se você busca imóveis em Santos, por exemplo, saiba que não existe uma opção melhor do que a outra – comprar ou alugar dependerá da sua decisão e do seu tipo de planejamento financeiro e de vida. Então, cabe a você decidir qual das opções é mais adequada para as necessidades da sua família de uma maneira geral.

No caso da compra de um imóvel, ela pode ser feita à vista, quando você dispõe do valor cobrado pelo proprietário e o negócio é feito de modo direto. Já uma segunda alternativa é financiar por meio de uma instituição financeira – mas pesquise bem, para evitar taxas de juros muito altas.

Já a possibilidade de recorrer ao aluguel é outra opção disponível para as famílias que buscam por um imóvel, mas não dispõe de capital ou possibilidade de investimento para compra. De maneira geral, o aluguel de um imóvel pode ser feito de duas formas distintas: diretamente com o proprietário do imóvel ou com um intermediário (geralmente uma imobiliária). Verifique sempre o tipo de contrato que assina e, mesmo que conheça a outra parte envolvida, oficialize o acordo em cartório, a fim de dirimir possíveis problemas que possam ocorrer.

 

Que critérios adotar ao escolher um imóvel para a família?

Na hora de escolher o imóvel para sua família, o primeiro passo é decidir o que ela precisa necessariamente. Existem alguns itens importantes que devem ser postos na balança, especialmente a localização, a quantidade de quartos, de banheiros e metragem – dados que podem variar de acordo com a quantidade de pessoas que irão residir no local.

Por exemplo, um casal recém-casado sem filhos que busca casas à venda em Santos pode iniciar a vida em uma residência de um quarto mais modesta, podendo fazer um upgrade no futuro, quando ocorrer a chegada de mais um integrante. Contudo, se irá receber visitas frequentemente, é importante pensar em já ter dois quartos disponíveis. Já para um casal com filhos, pensar na infraestrutura é algo bastante importante. Por exemplo, quem tem crianças pequenas, a possibilidade de um parquinho ou de uma brinquedoteca podem ser atrativos.

Portanto, antes de sair em busca de imóveis, é preciso que você tenha consciência da necessidade real de sua família, limitações e também exigências, buscando o melhor custo-benefício.

 

Escolha entre casa e apartamento depende do perfil da família

Não importa, de maneira geral, se você irá alugar ou comprar um imóvel. Escolher uma casa ou um apartamento pode ser um processo agradável se você tiver como foco a opção mais adequada ao seu estilo de vida e real necessidade da sua família.

Algumas pessoas preferem mais morar em uma casa, pois gostam da sensação de liberdade e privacidade. Além do mais, é um espaço que permite mais área verde, onde muitas vezes se pode cultivar um jardim e criar um animal de estimação. Contudo, ainda que não traga consigo a necessidade de se fazer pagamentos de taxas condominiais, para o caso de casas de rua, é importante ressaltar que toda a manutenção do local deverá ser feita por quem mora nela, como o cuidado com jardim e caixa de água, por exemplo.

Já morar em apartamento é uma excelente opção para quem busca por discrição e segurança. Nele, você irá preocupar-se apenas com o interior da moradia, sendo que a manutenção do prédio e reparos são rateados entre os condôminos e realizados por um profissional contratado. Cabe ressaltar que, por mais que cobre uma taxa condominial para esses serviços, a segurança de se viver em um prédio acaba muitas vezes compensando o valor investido, uma vez que a possibilidade de furtos em apartamentos é bem menor.

 

Saiba como pesquisar o imóvel ideal para a família

É inegável hoje que, com a presença da internet, a vida se facilitou. Assim, graças à possibilidade de divulgação de imóveis em portais de anúncios, é possível encontrar inúmeros tipos de imóveis a poucos cliques, o que facilita a busca pelo imóvel ideal, fazendo com que hoje não se precise mais ficar indo às imobiliárias ou comprando jornais para ler os informes classificados.

Na internet existem imóveis à disposição de compra e locação para todos os tipos de bolsos e desejos. Certamente, também para todos os perfis de famílias, desde as mais numerosas, até as mais reduzidas em número. Além disso, esses portais ajudam nesse processo de busca por meio de filtros que segmentam as pesquisas por preço a pagar, bairro ou localização, quantidade de quartos, comodidades, dentre outras características.

Realizar a escolha de um imóvel ideal para a família é um ritual que pode ser muito prazeroso quando feito com atenção e, sobretudo, com planejamento. Assim sendo, aproveite e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *