Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia

Tradição da Igreja Católica, o batismo tem como finalidade que a criança receba bênção e tenham uma iniciação religiosa. Além disso, é uma celebração para a família e amigos próximos, uma ocasião de comunhão entre as pessoas que cercam a criança. A festa de batismo normalmente é oferecida apenas para os familiares e amigos mais próximos, e adaptada de acordo com o horário de término da celebração. Confira abaixo as dicas do blog para você organizar o batizado de seu bebê.

Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia

Período de antecedência.

Consulte o calendário de batismo da igreja em que deseja realizar a cerimônia. Planeje com antecedência, pois, em geral, Igrejas exigem que pais e padrinhos façam um curso que podem ocorrer poucas vezes ao ano.
Algumas igrejas fazem o batismo individual. Outras fazem um batizado coletivo, quando vários bebês são batizados ao mesmo tempo.

Roupa da criança.

Em princípio, o bebê pode usar qualquer roupa que dê acesso fácil ao peito (onde, em algumas igrejas, é colocado um pouquinho de óleo).
O mais tradicional é usar uma roupa branca, que representa a pureza. Pode-se usar também o mandrião, uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas, e que costuma passar de geração para geração.
Outro costume é de a madrinha providenciar a roupa de batizado do bebê, se ela não tiver passado de geração para geração. Mas trata-se apenas de um costume, não de uma regra.

Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia

Convidados.

Em geral o batizado é uma festa mais íntima, portanto muitas vezes acaba ficando reservada aos familiares e amigos próximos. A expectativa é que haja alguma reunião ou comemoração logo depois da parte religiosa, mas não é uma obrigação. Se não houver, despeça-se dos convidados e presenteie-os com uma lembrancinha para agradecer a presença.

Pós Cerimônia.

  • Batizado com Café da Manhã e Brunch

Se o batismo for cedo e finalizar antes das 11h, uma boa opção é um café da manhã caprichado, com pães diversos, dois ou três tipos de bolos, geleias, frios, frutas, café, leite, chocolate e sucos.  Se quiser prolongar mais a reunião, ofereça, em vez do café, um brunch, que é uma mistura de café da manhã e almoço leve. Os quitutes são os mesmos do café da manhã, mas você pode acrescentar saladas, tortas salgadas ou quiches e sobremesas.

  • Batizado com Almoço

Se a celebração do batizado terminar perto da hora do almoço, o ideal é que seja servido um almoço. Opte por comida leve, combinando com a ocasião, mas, se você é mesmo da turma da feijoada ou do churrasco, faça o que for do seu gosto e, acima de tudo, seja prático. Uma sugestão para agradar todos os paladares é preparar uma massa ou torta salgada, dois pratos com carne ou frango e batatas, arroz e acompanhamento com salada. Uma mesa com massas e molhos variados e também saladas costuma ser mais fácil de organizar e não sai tão cara.

Para a sobremesa, além do bolo, você pode servir uma torta e um mousse ou encher uma mesa de docinhos.

  • Batizado com Café ou Lanche

Terminando à tarde, um café ou lanche é a melhor opção. Nesse caso o cardápio é livre, podendo ser oferecido sucos, refrigerante, café, pães, sanduiches, tortas e doces. Outra opção é realizar uma festa nos modelos de um coquetel, com opção de salgados e bolo.

Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia

Decoração.

Você pode escolher um tema para decorar o ambiente, com margaridas, por exemplo, proporcionando uma decoração delicada, típica desse tipo de evento. Branco e os tons claros de Rosa, Azul e Verde caem bem para esse momento. Dourado e Prata trazem um charme adicional. Os balões são sempre bem-vindos, branco e prata é uma boa alternativa. Capriche na mesa, colocando arranjos com flores brancas.

Lembrancinha.

O evento termina com a entrega das lembrancinhas, importante para ficar guardada na memória de quem esteve presente nessa data especial, principalmente por ser um círculo tão íntimo de parentes e amigos. Por esse motivo, é simpático oferecer lembrancinhas aos convidados.

Existem várias opções ligadas ao tema religioso, como terços ou vidrinhos de água-benta. Mas nada impede que você ofereça lembrancinhas mais livres, como marcadores de livros, plantas, bem-casados ou caixinhas com brigadeiros ou trufas. A regra geral é entregar uma lembrancinha por família.

Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia Batizado: Organize esse evento tornando inesquecível esse dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *