Ansiedade Pré Casamento – Como controlar

Com tantas coisas para preparar para um casamento, começa a dar aquele famosos frio na barriga, uma tal de Ansiedade pré casamento. Vestido para a noiva, arranjos florais , discursos, convidados…

A grande verdade é que essa ansiedade é quase inevitável, afinal se trata do grande dia! Misturada com o nervosismo e os stress dos preparativos de um casamento, a ansiedade vem com tudo, e pode te fazer comer mais – e atrapalhar bastante na hora de colocar o vestido.

Por isso, resumi as técnicas de controle de ansiedade do meu processo de Coaching em passos simples.

 

O que é ansiedade e porque ela se agrava nos preparativos do casamento?

A ansiedade é uma forma emocional do medo. Todos os seres humanos apresentam a ansiedade, que se apresenta geralmente em situações de perigo e stress. A noiva ansiosa tende a imaginar situações caóticas no dia do casamento, e as perguntas cruéis vêm pra tirar o sono: “e se o noivo não aparecer?” “E se o vestido não servir?” “e se o orçamento não der?”…

Enfim, a ansiedade é a antecipação catastrófica dos eventos,que traz sofrimento e medo, porque as imagens mentais atualizadas nestes eventos tem características ameaçadoras. Esse quadro se agrava mais ainda no caso de pessoas com preocupações excessivas, podendo culminar em compulsão alimentar, ou até em depressão.

Fisiologicamente falando, a ansiedade aumenta o nível de cortisol ( hormônio do stress), aumenta a grelina ( o que aumenta a fome), diminui a leptina ( hormônio da saciedade), e diminui o gaba e serotonina, neurotransmissores que dão tranquilidade e regulam o sono. Em outras palavras, além de te dar paz mental, controlar a ansiedade vai te ajudar a controlar o peso e à entrar no vestido de noiva.

 

O que fazer para controlar a ansiedade pré casamento?

Em primeiro lugar, deixe tudo o mais “previsível” possível : O maior medo da noiva ansiosa são as situações de imprevisibilidade, ou seja, não ter o controle do que vai acontecer. Desde os salgados até as alianças, tudo pode ser motivo de preocupação , pois gera a interpretação de uma possível perda de controle do evento, o que faz a noiva perder o sono, e ficar hipervigilante. Portanto, quanto maior a previsibilidade, menor a ansiedade. Certifique-se de contratar os profissionais certos e não “os mais baratos”, pois isso economiza crises de preocupação e stress.

  • Faça uma lista de coisas que você tem medo. Tente agir em sentido contrário a essa situação, procurando a previsibilidade e o planejamento.
  • Mantenha uma lista de coisas que a mantenham calma.
  • A meditação também pode ser muito útil para a ansiedade, comece pelas guiadas, de apenas 10 minutos e aumente progressivamente.
  • Exercite-se regularmente , isso ajuda a manter a sua tensão arterial normal e os neurotransmissores em equilíbrio,
  • O óleo de essências de lavanda é valioso para acalmar e acalmar.
  • Se você gosta de animais, ter um Pet também pode ajudar. Mas apenas com adoção responsável, animais não são objetos.
  • O apoio e o compartilhamento de problemas com os seus amigos ou familiares também ajudará. Desabafe sempre que possível, mas cuidado para não ser aquela amiga que só reclama.

Confira esses alimentos para controlar a ansiedade pré casamento:

  • Para aumentar Gaba prefira alimentos como: órgãos, amêndoas, arroz integral, lentilha, peixe, feijão, aveia, espinafre, laranjas, cogumelos. Evitar álcool e café.
  • Para aumentar  Serotonina: arroz integral, vegetais de folhas verdes, sementes, ômega-3, linhaça, chia. Evitar: carboidratos a noite e trocar o café por chás.   

Respiração Diafragmática

Essa respiração tem o poder de jogar mais oxigênio para o cérebro, e para a corrente sanguínea, o que aumenta o nível de Gaba. Respiração diafragmática é igual respiração de bebê, ou seja, “respirar pela barriga”. Sempre que estiver ansiosa ou preocupada demais com os preparativos do casamento, faça essa respiração, onde você vai “puxar” o ar em 4 segundos, segurar o ar no diafragma 4 segundos,  soltar em 4 segundos e segurar com o diafragma vazio durante 4 segundos, no mínimo 5 vezes. Tente esvaziar a mente nesse momento, e visualizar o casamento dos seus sonhos.

A ansiedade pré casamento é inevitável, pois o emocional fica mesmo a flor da pele. Porém, com essas orientações, você vai conseguir se manter equilibrada, saudável e magra até o dia do casamento e também depois dele. Em caso de crises muito fortes de ansiedade, procure um médico.

Vai dar tudo certo!

Gratidão,

Cristiane Pinotti – Masterhealth Coach pela HCII e Coach de Emagrecimento Consciente

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