5 dicas de como pesquisar referências para o seu casamento

Planejar o grande dia é uma tarefa que exige cuidado e atenção, pois cada detalhe é essencial dentro do conjunto de decisões. Sendo assim, é fundamental buscar boas referências para o seu casamento.

O planejamento não é feito em um único momento: ele dependerá de uma série de fatores e escolhas, que serão essenciais para que o evento ocorra do modo desejado.

Independentemente do tempo que vai decorrer até a data do casamento, é importante pensar nos pequenos e nos grandes detalhes, justamente porque eles vão ser responsáveis pelos resultados mais bonitos e inesquecíveis. 

O significado do matrimônio é muito profundo e especial. Ele simboliza a união de duas pessoas, que vão constituir a sua família, e seguirão juntas até o último dia de suas vidas. 

Justamente por isso, cada elemento presente na data escolhida deve ser pensado e planejado para ser marcante, e oferecer boas lembranças da ocasião.

Não à toa, o casamento se tornou uma das fases mais importantes da vida de qualquer pessoa, e por isso, merece todo o empenho dos noivos para que seja uma cerimônia memorável.

Para que o planejamento e as alternativas sejam agradáveis e bem-feitas, é ideal pesquisar referências que ajudem na idealização de como será o dia do matrimônio. 

Por isso, se você deseja saber por onde começar a busca pelas melhores ideias e sugestões para o seu casamento, siga na leitura deste artigo e conheça cinco dicas valiosas. 

 

Quais referências é preciso buscar?

A lista do que você vai precisar buscar pode ser extensa ou pequena, a depender de algumas características que você imagina para o seu grande dia. 

Para quem idealiza um mini wedding, o número de preocupações pode ser bem menor do que para a noiva que pensa em fazer uma cerimônia em uma das principais igrejas da cidade e depois seguir para um buffet para casamento.

O orçamento também é um determinante nesse sentido, já que cerimônias maiores vão exigir mais investimento, enquanto casamentos pequenos podem ser bem organizados e econômicos ao mesmo tempo.

De qualquer modo, entre os principais elementos que se destacam no planejamento do seu casamento devem estar:

 

  • Traje dos noivos (vestido e terno);
  • Locação de espaço;
  • Decoração;
  • Cardápio do evento;
  • Alianças.

 

A escolha do vestido da noiva é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes da ocasião. Existem dois formatos possíveis: a locação ou a compra do traje. 

É possível escolher modelos personalizados, que serão confeccionados exclusivamente para a noiva ou mesmo buscar aqueles que oferecem as principais tendências da moda. 

Para os noivos, a escolha do terno tem ganhado novas possibilidades: cortes diferenciados e cores mais modernas que fogem do preto clássico, dando um toque especial para o dia do casamento. 

A locação do espaço também é um item de grande importância. É preciso fazer a reserva com bastante antecedência, principalmente se você deseja um local com um belo jardim decorado, que é o sonho de várias noivas. 

A decoração do ambiente é outro elemento importante do planejamento. 

Há espaços que oferecem opções variadas, assim como é possível contratar uma empresa especializada no ramo ou até ainda apostar em uma montagem feita por você.

Até mesmo o cardápio precisa ser escolhido, podendo ter como opção uma refeição coletiva mais refinada ou com alternativas mais descoladas, como churrasco ou outros temas variados. 

Não há casamento sem alianças, não é mesmo? Atualmente existem modelos bastante diferenciados, que podem atender a todos os gostos e fugir da clássica aliança de ouro. 

Com essa pequena lista já foi possível perceber a infinidade de detalhes que existem em uma cerimônia. 

Mas como escolher os modelos e opções que mais combinam com os noivos? Pesquisando referências, de modo simples e prático como veremos a seguir. 

 

5 maneiras de encontrar referências para o seu casamento

Se até mesmo para confeccionar um cartão de visita manicure pode ser necessário consultar alguns modelos, para a escolha de cada elemento do seu casamento é essencial pesquisar exemplos de outras cerimônias que já foram realizadas. 

 

A internet é uma ferramenta de grande auxílio para isso, e pode ser indispensável para que você busque a inspiração ideal para o seu grande dia. 

 

1. Seguir páginas de casamento no Instagram 

O Instagram é uma ótima rede social para buscar inspiração. Afinal, com a sua plataforma voltada para a postagem de fotos, é possível seguir os perfis especializados em casamento e encontrar opções que atendam às suas expectativas. 

No aplicativo é possível encontrar hashtags voltadas para o universo matrimonial, e buscar pelo perfil de empresas de buffet a domicílio para casamento, de lojas de vestidos, ou mesmo de outras noivas que estão na mesma fase e estão postando suas experiências.

Uma das vantagens desse tipo de busca é que você poderá encontrar o fornecedor facilmente, pedindo um orçamento diretamente pela plataforma.

Por isso, não deixe de procurar diversas referências no Instagram e encontre as melhores opções para o seu grande dia.

 

2. Utilizar o Pinterest

O Pinterest é mais uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens, disponibilizando uma série de fotos bonitas e bem trabalhadas, que podem servir de inspiração para qualquer noiva. 

Ali é possível visualizar desde fotos de vestidos até decorações para mini wedding, sendo uma fonte preciosa de inspiração. 

Os usuários podem seguir perfis de segmentos variados, ajudando a encontrar uma boa opção de cardápio, ou mesmo um estúdio de ensaio para a escolha de um fotógrafo para o dia do casamento. 

Não é a toa que o Pinterest é uma das redes sociais mais acessada pelas noivas e por usuários que buscam várias outras referências para utilizar no seu dia a dia. 

 

3. Participar de grupos de noivas no Facebook

Os grupos do Facebook são excelentes oportunidades de encontrar inspiração e de conversar com outras noivas que também estão em fase de planejamento. 

Além de compartilhar boas dicas, os usuários que entram nesses grupos também fazem postagens pedindo conselhos, indicando prestadores de serviço de produção de eventos ou de outras áreas, e mostrando fotos do que já compraram ou contrataram. 

Sendo assim, essa se torna mais uma opção de referência, que os noivos podem utilizar para encontrar boas dicas para aquilo que eles procuram. 

 

4. Explorar os comparadores de preço na internet

Quem quer economizar na compra de produtos sabe da importância de fazer pesquisas na internet, encontrando as melhores lojas e os preços mais atrativos para adquirir um item necessário. 

Se você pensou em utilizar um totem de fotos no dia do seu casamento, uma ideia para encontrar boas referências de fornecedores e custos mais acessíveis é justamente utilizar os comparadores de preço disponíveis na internet. 

Além de mostrar diversas opções de lojas, eles ainda permitem que os compradores façam uma rápida avaliação do produto e dos estabelecimentos, que podem ajudar outras pessoas interessadas em adquirir aquele mesmo item.

Há plataformas que também sugerem itens semelhantes, de modo que essa ferramenta pode auxiliar noivas indecisas a encontrar produtos que atendam às suas expectativas. 

 

5. Acompanhe blogs e sites sobre o tema 

Talvez você já tenha reparado que na internet é possível encontrar páginas sobre qualquer assunto, e sobre a temática do casamento não seria diferente. 

Muitas noivas encontram no blog uma opção de registrar as melhores alternativas que encontraram, ao mesmo tempo em que ajudam outras pessoas nas mesmas situações que elas. 

Uma dica nesse sentido é encontrar o blog de noivas que residem na mesma cidade que você, de modo que as sugestões sobre prestadores de serviços também podem ser contratadas para a sua cerimônia. 

Outra boa opção é entrar em plataformas que divulgam uma série de fornecedores de produtos para casamento, encontrando em um único local tudo o que você precisa para se inspirar e contratar os melhores serviços. 

 

Não deixe para a última hora

Apesar de a grande maioria dos casamentos ser marcada com bastante antecedência, muitas vezes a rotina passa mais rápido do que o esperado, e algumas coisas podem ficar pendentes por mais tempo do que deveriam.

No planejamento de um casamento isso pode ser bastante prejudicial. 

Por isso, não deixe para a última hora as reservas ou fechamento de serviços, evitando que você perca a data e tenha que buscar outro fornecedor que pode não oferecer exatamente o que você deseja. 

Além disso, os itens que são confeccionados de modo exclusivo, como o próprio vestido de noiva ou as lembrancinhas da festa, podem demandar um prazo maior do que o que você imaginava. 

Dessa maneira, a melhor forma de evitar situações como as mencionadas é se programar com o máximo de antecedência possível, tendo ainda mais tranquilidade na reta final para o casamento. 

As dicas abordadas neste conteúdo contribuem para os noivos que buscam inspirações e desejam adquirir boas referências para o seu grande dia, podendo encontrar na internet maneiras bastante práticas de planejar e fazer do seu casamento um momento inesquecível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *